Blog de Carlos José Pereira Empresário do setor de Tecnologia da Informação

Blog de Carlos José Pereira Empresário do setor de Tecnologia da Informação

Carlos José Pereira, atual Diretor Presidente da Fácil - www.facil.com.br.

Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade da Região de Blumenau (FURB) e doutorando em Ciências Empresariais e Sociais pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES), Buenos Aires.

Iniciou na área de informática com apenas 18 anos, em 1976.

Foi programador e Analista de Sistemas.

Em 31 de janeiro 1987, deixou a empresa em que havia feito carreira para abrir seu primeiro negócio na área de desenvolvimento de softwares. As pesquisas, que se iniciaram antes de sua saída, foram realizadas, nas horas vagas e nos finais de semana, em um micromputador PC com 256 KB de memória, utilizando a linguagem Pascal.

Em 1987 idealizou o processador de textos Fácil e com mais um sócio criaram a Fácil. O produto foi um sucesso de vendas no Brasil, com aproximadamente 120.000 usuários em todas as suas versões.

Foi um dos sócios fundadores da Blusoft – Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau - e presidente do conselho de administração no período 1998-2003. Durante sua gestão criou um programa inovador, inédito no Brasil, para formação de jovens programadores e garantia de emprego para os melhores colocados em empresas de Blumenau. O programa de formação, PROGRAMANDO O FUTURO, garantia emprego para 70% dos jovens egressos, que desejassem seguir uma carreira na área de informática. Criou a Blusoft Brasil, uma das maiores feiras para exposição de produtos de informática do Brasil.

Foi Presidente da Assespro Santa Catarina.

Em 2012 escreveu o livro O Analista de Blumenau, em que conta sua trajetória desde estagiário de programação de computadores até ser empresário do setor de software. No livro enfatiza a criação da Fácil com o editor de textos Fácil, sem deixar de mencionar sua participação em outras empresas de software de Blumenau como sócio fundador. Algumas delas se estabeleceram com sucesso em suas áreas até os dias atuais. A Fácil, empresa que nunca deixou de administrar, passou por fases até chegar ao momento atual, com atuação exclusiva na área jurídica. Seu principal produto, o Espaider, é líder na área de departamentos jurídicos de empresas e médios e grandes escritórios de advocacia. 

Foi vice-presidente do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina - SEPROSC, na gestão 2014-2020 e diretor no período 2020-2022 e (2023-...). Durante a gestão como diretor do SEPROSC, foi escolhido pelo presidente para liderar a iniciativa de criação de um programa estadual de formação de jovens para a área de programação: programa que denominou de JOVEM PROGRAMADOR - www.jovemprogramador.com.br. 

Observações:

1. Todas as fotos utilizadas neste blog são compradas, de utilização gratuita, geradas por Inteligência Artificial Generativa ou do acervo de propriedade do autor.

2. A grande maioria dos artigos são do autor e de sua responsabilidade. Mesmo que publicados em outros veículos e reproduzidos aqui, a autoria é indicada no início da publicação.

3. Publicações reproduzidas, em que o autor é citado ou de interesse de que sejam divulgada nesse blog, têm suas fontes indicadas nos inícios das publicações.

4. Os textos desse blog são prioritariamente sobre gestão de organizações e tecnologia da informação, mas encontram-se também textos que representam excertos sobre outros assuntos, inclusive casos da vida do autor, que, de alguma forma, explicam sua visão de mundo e seu modelo de gestão.

24/11/2022

O Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau BLUSOFT completa 30 anos e homenageia ex-presidentes

O Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau BLUSOFT completa 30 anos e homenageia ex-presidentes

Bruno Tiergarten (esq.), presidente da Blusoft, entrega troféu para Carlos José Pereira (dir.).

Carlos José Pereira, um dos sócios fundadores da Blusoft, foi presidente da entidade no período 1998-2003.

19/10/2022

Lançamento do Espaider 10 na Fenalaw 2022

Lançamento do Espaider 10 na Fenalaw 2022

A Fácil fez o lançamento oficial da versão 10 do Espaider durante a Fenalaw que ocorreu entre os dias 19 e 21 de outubro de 2022. 

O estande da Fácil, um dos maiores da Fenalaw 2022, teve a maior visitação de todas as edições em que a Fácil se apresentou.

Representantes de departamentos jurídicos de empresas, e de médios e grandes escritórios de advocacia, dedicaram tempo para assistir apresentações da nova versão e se inteirarem das novidades.

O grande destaque ficou por conta da facilidade com que o usuário pode alterar as telas de cadastro para se adequar ao seu jeito, em termos de aparência, campos de dados necessários, obrigatoriedade de campos e criação de outros elementos que facilitam a usabilidade, com consequências importantes para a produtividade dos profissionais.

A redução de cliques necessários, para acesso às informações, obtida com a configuração simples da nova interface, principalmente com a facilidade de inclusão de atalhos visuais, foi muito apreciada e comentada por todos os visitantes do estande.

A nova interface foi considerada uma das grandes inovações presentes na feira. “É uma inovação em sistemas de gestão jurídica”, foi uma das frases mais ouvidas pelos apresentadores do Espaider 10.

23/05/2018

Legal Tech Forum 2018 - São Paulo - SP

Legal Tech Forum 2018 - São Paulo - SP

Proferindo palestra no Legal Tech Forum em São Paulo em maio de 2018.

Discorrendo sobre o ferramental de Inteligência Artificial - Machine Learning -, desenvolvido pela Fácil, denominado Parker.

 

31/08/2013

Menção honrosa do Instituto Catarinense de Desenvolvimento e Defesa Empresarial INCADE

Menção honrosa do Instituto Catarinense de Desenvolvimento e Defesa Empresarial INCADE

21/02/1999

Globalizing the Brasilian Corporation in the 21st Century

Globalizing the Brasilian Corporation in the 21st Century

Participação no Globalizing the Brasilian Corporation in the 21st Century
21-26 de fevereiro de 1999
International Institute for Management Development - IMD
Lausanne - Suíça

24/07/1993

Prêmio Max Award - Fácil para Windows é o produto de destaque na Fenasoft 1993 - São Paulo

Prêmio Max Award - Fácil para Windows é o produto de destaque na Fenasoft 1993 - São Paulo

Na foto, José Milto da Silva (esq),  Stephen Banker (cen) e Carlos José Pereira (dir)

A Fenasoft concedia um prêmio ao produto de destaque em exposição na feira. Uma equipe de jornalistas indicados pela Fenasoft, alguns estrangeiros, sob o comando de um jornalista norte-americano de renome internacional, percorria os estandes dos expositores, assistia a uma apresentação dos softwares e votava naquele que apresentava características marcantes e principalmente inovadoras. Em julho de 1993 o Fácil para Windows foi o vencedor.

12/08/1992

Fácil para DOS - Versão 6.0d - ganha o Editors Choice - O prêmio máximo da PC Magazine brasileira

Fácil para DOS - Versão 6.0d - ganha o Editors Choice - O prêmio máximo da PC Magazine brasileira

Na foto José Milton da Silva (esq) e Carlos José Pereira (dir)

O Fácil para DOS era o processo de textos mais vendido no Brasil na época. A PC Magazine, através de sua equipe de especialistas, fazia uma avaliação de produtos da mesma categoria, cotejando suas diversas funcionalidades. Foi assim que o Fácil para DOS - Versão 6.0d - ganhou, o tão cobiçado prêmio, Editor's Choice. O prêmio máximo da PC Magazine brasileira.
 

27/02/1991

Entregando o projeto de criação da Blusoft para o prefeito Victor Fernando Sasse

Entregando o projeto de criação da Blusoft para o prefeito Victor Fernando Sasse

Quatro entidades foram convidadas para dar suporte à Blusoft, além dos denominados “sócios fundadores” presentes no primeiro estatuto. A Associação das Empresas de Serviços de Processamento de Dados Regional Santa Catarina — ASSESPRO — era uma delas. Como presidente em exercício na época, coube-me o privilégio de entregar o projeto ao então Prefeito Victor Fernando Sasse. 

Participavam como entidades a Associação Empresarial de Blumenau — ACIB —, a Prefeitura Municipal de Blumenau e a Fundação Universidade Regional de Blumenau — FURB.

Participaram também da primeira fase de criação da Blusoft, assinando o projeto, em ordem alfabética: Carlos José Pereira — Fácil Informática Ltda. —, Cézar Dias Gonçalves — CD Informática Ltda. —, Estanislau Mário Balzan — WK Sistemas Ltda. —, Ingo Tiergarten — Megasul Informática Ltda. —, Jorge Édson da Silva — PC Auxiliar Ltda. —, Jarbas Mendes — Mendes Engenharia Ltda. —, Laudelino Marcos Silva — CETIL —, Paulo Costa — Cybertron Computadores Ltda. —, Roberto Pedro Prudêncio Filho — Alcance Informática Ltda. —, Rui Leopoldo de Souza — Companhia de Software —, Severino Benner — Atua Informática Ltda. — e Werner Keske — WK Sistemas Ltda.

Alguns desses empresários nominados, posteriormente, foram elencados no primeiro estatuto como sócios fundadores.

 

21/06/1989

Editor de textos Fácil - Prêmio Assespro de software do ano

Editor de textos Fácil - Prêmio Assespro de software do ano

O Editor de Textos Fácil ganha seu primeiro prêmio nacional.
 

01/03/1987

Uma ideia que deu certo - Editor de Textos Fácil

Uma ideia que deu certo - Editor de Textos Fácil

1987 - Pereira, a partir de seus estudos com a linguagem Pascal, idealiza o desenvolvimento de um editor de textos nacional com características e particularidades da língua portuguesa. Associa-se com outro técnico amigo e criam o Editor de Textos Fácil para o sistema operacional DOS. O produto rapidamente tornou-se um sucesso de vendas em todo o Brasil.

31/01/1987

Realizando um sonho de ter o próprio negócio

Realizando um sonho de ter o próprio negócio

Em 31 de janeiro de 1987, depois de ter feito uma carreira como programador, analista de sistemas e diretor de uma das empresas do Grupo Cetil, além de ter implantado sistemas em diversas organizações pelo Cetil, em diversos Estados do Brasil, Pereira pede demissão para iniciar sua própria empresa. As primeiras pesquisas, ainda antes de sair do Cetil, nas horas de folga e nos finais de semana, foram realizadas em um microcomputador PC de 256 KB de memória e dois drives, utilizando a linguagem Pascal.

15/07/1985

National Computer Conference

National Computer Conference

Visitando a National Computer Conference - 15 a 18 de julho de 1985 - Chicago - Illinois

01/04/1976

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação

Após participar de um curso de programação de computadores e ser aprovado em início de 1976, foi selecionado para um estágio.

Em 1º de abril de 1976 inicia oficialmente como aprendiz da área de programação na empresa Centro Eletrônico da Indústria Têxtil - CETIL.

Na foto, aparece com outros colegas, o segundo na parte direita da foto, com seu paletó quadriculado, parcialmente escondido por Carlos Alberto D'Ávila, que brincava com algumas folhas de codificação de programas.
 

Esse seria o início de uma trajetória de vida profissional dedicada à área de Tecnologia da Informação. Como programador, analista de sistemas, diretor executivo de uma das empresas do Grupo CETIL, a Cetil Microcomputadores e finalmente como empresário.

09/03/1976

Certificado de conclusão do curso de programação de computadores na linguagem COBOL

Certificado de conclusão do curso de programação de computadores na linguagem COBOL

Não se pode precisar a data efetiva de início do curso, que possivelmente ocorreu em fevereiro de 1976, haja vista em geral ser realizado durante as férias escolares.

26/03/1958

Nascido em Urussanga SC - Foto ainda bebê

Nascido em Urussanga SC - Foto ainda bebê

Morou em Urussanga até os 4 anos de idade. Se transferiu com a família para Criciúma (SC), cidade em que passou boa parte da infância. Em Criciúma estudou no Grupo Escolar Coelho Neto, Colégio Marista e no Eef Prof Lapagesse.

Em 1973, com 15 anos de idade, uma nova transferência com toda a família, desta vez para a cidade Blumenau (SC), onde reside até hoje.